segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

NATAL NÃO ABSORVE AUMENTO DE FROTA - TRIBUNA DO NORTE

Publicação: 27 de Novembro de 2013 às 00:00
Felipe Galdino - repórter

Hoje, 336.042 veículos automotores circulam em Natal, segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN). Nesta semana o órgão divulgou dados que apontam um crescimento de 19,8% nessa frota, entre 2010 e outubro de 2013, período do levantamento. Aumenta o número de automóveis e motocicletas nas ruas, aumentam também os transtornos à população. Congestionamentos, acidentes, buzinaço, discussões, estresse.

Tudo isso norteia o atual trânsito natalense, e mesmo o potiguar, visto que, no Estado todo, segundo também levantamento do Detran, o crescimento de veículos chegou a 29,99%, inclusive ultrapassando o crescimento populacional, que no mesmo período foi de 6,5%. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), tenta minimizar os transtornos com maior fiscalização e a implantação de corredores exclusivos para o transporte público coletivo em algumas das principais avenidas da cidade.

Joana Lima

A avenida Coronel Estevam apresenta um dos piores trechos entre a zona Oeste e o centro. Ontem, o trânsito estava desorganizado com carros fazendo contramão e estacionados em local proibido

Motorista de ônibus há 24 anos, José Curcio de Oliveira, 52, tem de enfrentar diariamente esses problemas inerentes a uma capital. O motorista, que conduz um dos ônibus da linha 20, Cidade da Esperança-Ribeira, chega ao trabalho às 5h30 e só larga o expediente às 15h. Nesse período, o pior horário é o de 7h30, quando “todos estão saindo de casa”.

No seu itinerário, o Alecrim, é o pior ponto. “É tanto carro na rua, na nossa frente”, afirmou José. Segundo ele, um percurso que costumava fazer em no máximo meia hora, entre a Cidade da Esperança e a Cidade Alta, hoje é feito em 40 minutos.


Ontem, a reportagem da TRIBUNA DO NORTE seguiu no ônibus conduzido pelo motorista. Logo no início da avenida Coronel Estevam, no trecho do bairro de Nazaré, na zona Oeste. Vinte minutos foram perdidos entre o terminal de ônibus – ao lado do Detran – até a avenida Bernardo Vieira, no Alecrim.

Com semáforos três tempos, o trânsito é um caos. Veículos vindos de todos os lados e, sem fiscalização, fazendo o que bem entendem. “Esse é o maior problema, não tem guarda na rua”, reclama o motorista. Durante todo o percurso, a reportagem flagrou um acidente de motocicleta, um quase atropelamento e tráfego bastante lento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário